Itaqueri da Serra

Em 1833 começam a ser erguidas as primeiras casas surgindo no local um pequeno núcleo populacional, e em 16 de maio de 1839 é iniciada a construção da capela Nossa Senhora da Conceição, em devoção à Santa, cuja imagem (entalhada em carvalho) foi trazida ao local pelos primeiros imigrantes portugueses vindos da Ilha da Madeira. Em Abril de 1871, Itaqueri foi elevada à categoria de Distrito e teve suas divisas demarcadas. Este Distrito chegou quase a extinguir-se já que, cerca de um ano depois, em conseqüência ao difícil caminho da Serra e das dificuldades de transporte da época, formou-se embaixo da serra a cerca de 5 km de Itaqueri da Serra, uma nova vila. Esta ficou conhecida como Itaqueri de Baixo. Os moradores da “Vila de Cima” mudaram-se, aos poucos, para a “Vila de Baixo”, ali estabelecendo seus negócios para atendimento aos inúmeros viajantes que buscavam os sertões. Nesta nova Vila foi construída uma capela e com isto nasceu uma disputa em relação a posse exclusiva da Santa de Nossa Senhora da Conceição, já que os moradores da nova vila julgavam-se no direito de transferi-la para baixo. Em certa noite a imagem da Santa foi roubada de Itaqueri da Serra pelos moradores de Baixo. Revoltados com o roubo os moradores de Itaqueri da Serra revidaram a ação retomando a posse da Santa, recolocando-a no altar da velha Capela. Daí por diante, para evitar novo atentado, montaram guarda dia e noite, armados com carabinas, na porta da Igreja. Com a interferência do Padre Visitador a imagem permaneceu na Igreja de Itaqueri da Serra, onde se encontra até hoje. Com o surgimento de novas formas de transporte (ferrovia) a Companhia Paulista de Estradas de Ferro inaugurou a linha até São Carlos e um ramal para Jaú, construindo na Sesmaria do Baú a Estação Morro Pelado. Atraídos pelo movimento comercial os moradores de Itaqueri de Baixo acabaram se mudando para esta nova vila que em 1880 foi elevada à “Freguesia do Morro Pelado”, fato que propiciou o desaparecimento desta vila. Em 1900 a Estação Morro Pelado passou-se a chamar Estação Ityrapina ocorrendo esta mesma mudança com o nome da vila, figurando Itaqueri da Serra como distrito da mesma. Em 25 de março de 1935 a população, representada por uma comissão, consegue junto ao Governo do Estado a Emancipação Política e Administrativa, designando Itirapina como Município e incluindo neste o Distrito de Itaqueri. 

 

Distrito de Itirapina localizado no alto da serra, aproximadamenta a 17km da cidade.
Um pequeno vilarejo que possui uma riqueza histórica, cultural e natural.
Em Itaqueri há construções, costumes e lendas. Dali originou a cidade de Itirapina e seu principais atrativos é a Capela Nossa Senhora da Conceição e a Cahoeira de Itaqueri.
 
- Uma das lendas mais chamativas é de um menino que morreu engasgado com um coquinho, no cemitério de Itaqueri onde foi enterrado nasceu no meio de seu túmulo um coqueiro que acabou gerando uma das lendas do Distrito de Itaqueri
 
- Capela de Nossa Senhora da Conceição  Fundada em 1839 por colonizadores portugueses vindos da Ilha da Madeira em Portugal. De sua pátria trouxeram uma pia batismal e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição ambos entalhados em carvalho. Devido a reformas necessárias pelo tempo, seu estilo se tornou eclético com influências renascentistas, neoclassicistas e barrocas.
 
- A Cachoeira de Itaqueri é formada pela nascente do Ribeirão Itaqueri e possui cerca de 17 m de altura, lugar ideal para a iniciação do cascading, apesar de ser considerado apenas mais um potencial turístico. (Acesso pela Rodovia Ulisses Guimarães a 17 Km da cidade).

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode