APA - CorumbataÍ

A APA (Área de Proteção Ambiental) é uma categoria de unidade de conservação. Sua implementação se iniciou na década de 80, com base na Lei Federal nº 6.902, de 27 de abril de 1981.
Estabelece no art. 8: "Havendo relevante interesse público, os poderes executivos Federal, Estadual ou Municipal poderão declarar determinadas áreas dos seus territórios de interesse para a proteção ambiental, a fim de assegurar o bem-estar das populações humanas, a proteção, a recuperação e a conservação dos recursos naturais".
As APAs são também consideradas como espaços de planejamento e gestão ambiental de extensas áreas que possuem ecossistemas de importância regional, englobando um ou mais atributos ambientais. Necessitam de um ordenamento territorial orientado para o uso sustentável dos recursos naturais, elaborado por meio de processos participativos da sociedade, que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
 
APA PERÍMETRO CORUMBATAÍ:
Criação: Decreto Estadual n° 20.960, de 8 de junho de 1983.
 
 
Atributo natural a ser protegido:  As Cuestas Basálticas e os atributos ambientais e paisagísticos, como os morros testemunhos, os recursos hídricos superficiais, o Aquífero Guarani e o patrimônio arqueológico.
 
Localização: região das Cuestas Basálticas, no Centro Oeste do Estado de São Paulo.
 
Atividades predominantes: Agricultura e o ecoturismo são as principais atividades econômicas da região. Na primeira se destaca o cultivo da cana e da laranja, e na segunda o turismo de aventura e turismo rural. Além disso, a região conta com a presença de pólos industriais, representados pelos municípios de São Carlos e Rio Claro.
 
Área: 272.692 ha.
 
Municípios abrangidos: São Carlos, Analândia, Brotas, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna, Rio Claro, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Santa Maria da Serra, São Pedro, Charqueada e São Manuel (Ilha do Serrito).
 
Características da Área: A região é um centro do ecoturismo, conhecida pela beleza cênica da paisagem, que apresenta inúmeras cachoeiras resultantes dos desníveis abruptos de seu relevo, principalmente nos municípios de Brotas e São Pedro onde se destacam as atividades realizadas no Rio Jacaré-Pepira.
 
Outras informações: A área abrangida pelo Perímetro Corumbataí  apresenta uma diversidade de paisagens, relacionada às Cuestas Basálticas, sendo que em seus paredões que formam vários degraus ainda restam trechos de mata original e em sua base se estendem vales amplos e suaves, com presença das várzeas ao longo dos rios. Nesta paisagem também são comuns os “testemunhos”, morros isolados que a erosão esculpiu, formando um cenário peculiar na região.

 

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode