Cemitério

Até o séc XIX não existia cemitérios, as pessoas que morriam eram enterradas dentro ou ao redor de capelas e igrejas. Com o aumento da população esses enterros viraram uma ameaça a saúde publica devido a contaminações por miasma. Mesmo com toda a população contra em enterrar seu entes queridos em solo comum e não sagrado deu se inicio aos cemitérios.
 
Cemitério de Itaqueri da Serra

O cemitério de Itaqueri da Serra é lindo, tranquilo e com curiosidades e lendas.
O cemitério possui túmulos belissímos alguns em arte bizantina que são caiados em branco que a noite ganham um tom azulado, ornamentos mediavais, com formas pontiagudas em representações de igrejas e capelas, artes em marmores e túmulos simples.
 
Cuiosidades:
 
- O cemitério de Itaqueri possui mais túmulos que pessoas vivas no Distrito.

- Quando o cémiterio foi feito no distrito ninguém morria no local e como na época o distrito tinha uma forte ligação com o município de Brotas foi feito um acordo que a próxima pessoa que morresse lá seria enterra em Itaqueri e foi  o que aconteceu a inauguração do cemitério se deu com um enterro de uma pessoa da cidade de Brotas.
 
Lendas:
 
- A menina do coquinho: Uma garotinha com aproximadamente 2 anos de idade veio a falecer por se engasgar com um coquinho. Antigamente não havia muitos recursos, e não conseguiram salva-lá e no local onde foi enterrada nasceu um pé de coqueiro, dizem que ela reencarnou no coqueiro.

- Antônio Madaleno: Antônio Madaleno era um morador do Distrito de Itaqueri da Serra, mais ficou doente. Lepra na época era uma doença muito temida por ser contagiosa, então foi obrigado a se isolar do resto da população, dentro do sítio dele, longe da sua casa existia um casebre onde ele ficou morando isolado, a população ia até o local e deixava comida e remédios pra ele. Quando ainda muito doente fez um pedido ao Padre, que apesar de esta distante quando morresse queria um cantinho no cemitério de Itaqueri. Depois de anos de sofrimento e ajuda da população Antônio Madaleno faleceu e seu pedido foi realizado, além de seu túmulo no cemitério, fizeram uma capela no casebre onde ele viveu sozinho durante sua doença. As pessoas consideram Madaleno Santo devido a todo o sofrimento que passou sem nunca desistir. E fazem pedidos e promessas a ele. Seu túmulo sempre esta com vasos de flores que são levados para ele, e a capela recebe visitação, muitas pessoas levam fotos de pessoas que melhoraram devido sua intercessão.
 
 

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode